IvoGomes.com

Voltar ao início

A importância da página inicial do browser

Normalmente costumo emprestar o meu computador a um familiar para ele navegar na Internet. O seu nível de experiência como utilizador é quase nulo e basicamente as poucas coisas que sabe fazer são: escrever textos no Word, usar o Excel para fazer folhas de cálculo e usar o Firefox para navegar na Internet. Ao contrário da maioria das pessoas, este meu familiar não faz ideia do que é o Internet Explorer e para ele a Internet acede-se ao clicar no ícone do Firefox :)

Escolher o Firefox na Dock

A primeira página que lhe aparece é a Página Inicial do Mozilla Firefox, que basicamente é o motor de busca Google estilizado com as cores do Firefox.
É a partir deste motor de busca que começa a navegação, e para aquela pessoa, esta é a página inicial da Internet porque a partir daqui consegue encontrar aquilo que procura.

Nas primeiras vezes que este meu familiar usou a Internet, tive que lhe ensinar para que serviam as teclas de "back", "forward" e "home". À medida que ia ganhando experiência em navegar pela Internet deixei de ter que o ajudar a ultrapassar algumas situações (links para documentos PDF, links que abriam em novas janelas, etc). Hoje em dia até já usa os sites dos bancos para fazer a gestão das suas contas bancárias :)

No entanto, no último fim-de-semana reparei numa coisa engraçada. Sempre que terminava a sessão no site de um banco e queria aceder ao site de outro banco, a estratégia utilizada era fechar a janela do Firefox e abrir uma nova (abre a página incial com o motor de busca do Google). Quando lhe perguntei porque fazia isso, a resposta foi que só a partir dali é que conseguia aceder ao site do banco. Bastava-lhe escrever o nome do banco e clicar em "Pesquisar" e depois era clicar no link dos resultados. A minha pergunta seguinte foi: "então e a barra de endereço?" A resposta: "A barra do quê?"

Esta pessoa não fazia a mínima ideia que podia escrever o endereço do site na barra de endereço. Quando lhe expliquei para que servia aquela barra e lhe dei alguns exemplos, pedi-lhe para experimentar. O que ele fez foi escrever "cgd" (Caixa Geral de Depósitos) e carregar no "Enter". Felizmente, no Firefox ao fazer isso somos levados automaticamente para o site da Caixa Geral de Depósitos, mas em outros browsers já não acontece o mesmo, por exemplo, no Safari se escrevermos "cgd" na barra de endereço vamos parar a www.cgd.com.

Neste momento percebi a importância que tem a página inicial do browser para pessoas com pouca experiência no uso da Internet. Em vez de abrir a página de um portal confuso ou a página da empresa que concebeu o browser, o mais simples e intuitivo é abrir a página de procura da Internet, neste caso é o Google. Esta página funciona como referência e como local onde se pode encontrar tudo. Sem esta página inicial, este tipo de utilizadores simplesmente não conseguiria usar a Internet.


29 Comentários

Comente este artigo!

  1. Gustavo Pimenta

    Olá Ivo,

    Só por curiosidade, o teu familiar também nunca reparou na “caixa de pesquisa” que se encontra do lado direito da barra de endereço (se não me engano, vem direccionada para o google por default)?

    Abraço,
    Gustavo

  2. José Luís da Silva

    Por muito tempo usei o Internet Explorer (IE), mas as falhas de segurança iam-se acumulando dia após dia, e os patch de actualização tardavam em sair.

    Foi daí que experimentei o Mozilla Firefox.

    Posso dizer que a experiência foi óptima, tanto que esse passou a ser o meu browser preferido, e que eu uso diariamente. O Mozilla Firefox é leve, sóbrio e bastante agradável, para além de estar constantemente actualizado, o que é importantíssimo, uma vez que a Internet é uma porta aberta para invasões, e o browser é uma das “portas de entrada”, por isso é sempre bom estar prevenido!

    Outra funcionalidade que adoro no Firefox é a possibilidade de ter vários separadores numa única janela, não tendo que “inundar� a minha barra de tarefas com janelas. Confesso que isto me irritava quando usava o IE.

    Mas as vantagens do uso do Firefox não se ficam por aqui.
    Grande parte do tempo em usa um browser é gasto à procura de coisas, e aí o Firefox é óptimo, porque tem um método de busca melhor do que em qualquer outro browser. Basta fazer Ctrl+K e voilá, já estamos no campo de pesquisa. Basta digitar o que pretendemos procurar e pressionar Enter para pesquisar pelo Google ou outro dos mecanismos de busca padrão do Firefox.

    Assim sendo, apenas uso o IE para algumas páginas, que infelizmente teimam em não abrir com o Firefox, mas se não fosse isso nem se quer o tinha instalado na minha máquina!

  3. Henrique Costa Pereira

    Muito bom seu texto. Gostei. Fiquei pensando em como tornar cada dia mais meus sites intuitivos.

  4. João David Sales Rosa

    Ola

    usar o banco atraves de um resultado de um buscador não pode ser perigoso, tipo cair um pagina falsa ?

  5. Ivo Gomes

    Gustavo: Não, nunca reparou na barra de pesquisa e mesmo que reparasse ela é exactamente igual à barra de endereço e não se parece com uma barra de pesquisa…

    João Rosa: Perigoso é clicar em links nos e-mails. Muito dificilmente (nem sei sequer se é possível) o Google ou qualquer outro motor de busca colocará nos primeiros lugares de uma pesquisa um link para uma página falsa de um banco.

  6. Mario

    Já me deparei com uma situação identica mas o computador era de um familiar, decidi então perguntar quais os sites que utilizava mais e criei uma pagina inicial de acordo com as suas necessidades.

  7. António Manuel Dias

    Para facilitar a vida ao teu familiar podes ensinar-lhe alguns truques:

    1. Colocar marcadores na barra de acesso rápido: basta arrastar o ícone da barra de endereço para esta barra (pode lá colocar o Google, para não ter que fechar o firefox para lá voltar e o da página de login do banco, por exemplo).

    2. Abrir ligações em novos separadores: CTRL+T para abrir um separador vazio ou clique com o botão do meio (ou roda) numa ligação.

    3. No futuro, quando ele estiver mais confiante, podes ensinar-lhe a usar os marcadores :)

  8. Ivo Gomes

    Aqui a questão não se trata de ensinar a pessoa a navegar na Internet. O importante é compreender as suas estratégias para ultrapassar certas dificuldades que encontra durante essa navegação.

    A colocação de marcadores funcionaria se essa pessoa só usasse este computador (os marcadores existem, mas são os meus marcadores), enquanto que as estratégias observadas podem funcionar em vários computadores diferentes (desde que seja usado o mesmo browser).

    É obvio que com o acumular de experiência, as pessoas vão aprendendo como as coisas funcionam, mas a solução inicial nunca poderá ser adaptar o Homem ao Sistema, mas sim o contrário, adaptar o Sistema ao Homem. É esse o fundamento básico da ergonomia e consequentemente da usabilidade.

  9. Gustavo Pimenta

    “Gustavo: Não, nunca reparou na barra de pesquisa e mesmo que reparasse ela é exactamente igual à barra de endereço e não se parece com uma barra de pesquisa…”

    Não é exactamente igual, tem os cantos arredondados (ao contrario dos rectos da barra de endereço), tal como acontece no Safari. Para além disso, para um utilizador inexperiente, é completamente diferente ter de escrever um endereço de fazer uma pesquisa por palavra.

    Por último, como estamos a falar do Mac OS X, a generalidade das aplicações tem a pesquisa no canto superior direito com os cantos arredondados. Mas é normal que o teu familiar não tenha feito esta associação dado utilizar sobretudo o Word e o Excel onde isso não acontece.

  10. d3x7r0

    Isto trás-me para uma ideia que sempre pensei que era melhorar a pagina inicial do Firefox tornando-a numa especie de sistema de auxilio ao utilizador. Actualmente tenho o google.com/ig e o meu proprio site em tabs quando arranco o firefox mas isto é porque eu tenho um grau de conheçimento acima da media da população (bem como todos os demais leitores suponho).

    A minha ideia era semelhante ao menu inciar do windows misturado com o ecrã de entrada do Microsoft Outlook em que existiram tabelas com informações como: sites mais recentes, sites mais visitados, bookmarks, etc… Depois existira um pequeno menu para configurar tudo á escolha do utilizador e obviamente uma opção avançada para desligar a pagina totalmente caso fosse um utilizador avançado mas creio que seria optimo em termos de tornar o software mais user-friendly.
    Possivelmente AJAX seria uma boa escolha para isto.

  11. d3x7r0

    Esqueci-me de dizer que no meu firefox a barra de pesquisa não é arredondada (devido ás minhas diversas alterações suponho) e que o firefox funciona a levar a pessoa ao site correcto escrevendo CGD porque usa o google para pesquisar e utiliza o primeiro resultado mas posso estar errado nesta suposição…

    PS: Sorry o double-post

  12. Jorge Laranjo

    Firefox é o meu browser de eleição mas ando a experimentar o Flock em http://www.flock.com

  13. Ivo Gomes

    É caso para dizer “What The Flock!” :)
    Já experimentei o Flock mas não acho nada de especial. É um Firefox com uma barra configurável no topo. Para mim ainda não sei qual é a vantagem disso. A única barra que tenho no meu browser é a Web Developer e mesmo assim acho que já ocupa demasiado espaço no ecrã :)

  14. Pedro Vilela

    Olá Ivo, Como posso faço para colocar um link no home do site, para quando a pessoa clicar sobre ele, automaticamente a home do site passe a ser a página inicial do explorer?

  15. Ivo Gomes

    Essa é uma técnica que se consegue através de um código JavaScript e que não recomendo que seja usada. Porque quererá o utilizador clicar num link que altera as definições do seu browser? Não sei se isso funciona em todos os browsers devido às novas protecções anti-spam e essa acção pode ser considerada um ataque por parte do browser.

  16. Pedro Vilela

    ok, valeu pela dica

  17. Joana Barros

    olá!Qual é o browser melhor para utilizar?O que voçê acha?

  18. Ivo Gomes

    O melhor browser para usar deve ser um browser moderno: Firefox, Opera, Safari, Camino, etc…
    Os browsers a evitar são o Internet Explorer e o Netscape Navigator porque são browsers antigos e pouco seguros.

  19. Joana Barros

    Obrigado! Ajudou-me muito.

  20. Silva Melo

    Olá Ivo,

    Aqui no Brasil nós temos uma excelente página inicial: http://www.linkaki.com. Ela trás uma barra de links padronizada, com os sites mais utilizados, como: notícias, emails, buscadores, bancos, downloads… E o mais interessante é que dá para colocar os seus links preferidos nela!! É tudo bem explicado e de fácil criação, mesmo para iniciantes. Vale a pena conferir.
    Saudações.
    Silva Melo.

  21. Ivo Gomes

    Não me pareceu assim tão fácil de usar quanto isso… De qualquer das formas, uma boa homepage e muito fácil de customizar é a do Google (http://www.google.com/ig). Basta seleccionar de uma lista o que quero adicionar à minha página e depois posso arrastar tudo de um lado para o outro, conforme me der mais jeito.

  22. paulo otaviano de paula

    olá Ivo & cia

    sempre configuro a página inicial em “em branco” mas
    o firefox não está correspondendo, insiste em
    abrir com “firefox start”.

    poderia me ajudar com alguma
    dica?
    grato.

  23. Ivo Gomes

    Insira “about:blank” no endereço da página inicial.

  24. paulo otaviano de paula

    oba! funcionou.

    danks, Ivo.

  25. Rodrigo

    Olá, gostei do seu post.

    Acho que uma boa e segura sugestão para uma pagina inicial é o site Favoritus

    http://www.favoritus.com.br

    Pois você configura do jeito que você desejar.
    Abraços.

  26. Samytec

    Eu encontrei uma página simples e de fácil navegação, afinal de contas, lá tem os sites mais visitados ultimamente e se não tiver, vc manda uma mensagem pra eles e de acordo com a quantidade de mensagens requerendo o site, eles colocam na página inicial também.
    O Site é http://busca.net78.net

  27. eduardo

    eu ja prefiro de pagina inicial o site http://www.clickr.com.br/ que tem tudo que eu preciso de forma simples e rapida, vale a pena usar e indicar.
    os links dos sites mais acessados do brasil estao neste site, entao é tudo que eu preciso.

Blogs que "linkam" para aqui

  1. boo-blog » Blog Archive » Bom conteúdo não teme buscadores
    26 de Fevereiro de 2008, 14:15
  2. boo-blog » Blog Archive » Good content do not fear search engines
    26 de Fevereiro de 2008, 14:48

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>